segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Inimígos Públicos - Crítica




Inimigos Públicos conta a história de John Dillinger (Johnny Depp), um criminoso que nos anos 30, em plena Grande Depressão, desafiou com os seus capangas as autoridades americanas com seus assaltos a bancos.
Depois do Crash de 1929, os bancos não eram vistos com bons olhos pela população (alguma semelhança com os dias atuais?), que via na figura de Dillinger um tipo de "justiceiro", por assim dizer. Até por que ele fazia questão de não roubar os civis que estavam nos bancos ou colocar suas vidas em risco. Dillinger roubava bancos com a mesma facilidade que fugia da cadeia e, com a sua fama em alta e a moral da polícia em baixa, ele é considerado o primeiro Inimigo Público do País.

Paralelamente, vemos a criação da Bureau, que mais tarde deu lugar ao FBI. Aí que entra Melvin Purvis (Christian Bale) que, depois de matar Pretty Boy Floyd, um dos bandidos mais procurados na época, é chamado para a difícil tarefa de capturar John Dillinger.
Enquanto Melvin e sua equipe quebram a cabeça tentando capturar Dillinger e seus comparsas, acompanhamos a atribulada relação com de Dillinger com Billie Frechette (Marion Cottilard), sua namorada, que, antes era apenas uma guardadora de casacos, e agora é a protegida do bandido mais procurado da América. Ossos do ofícios...

Public Enemies (no original) é muito bem filmado, a história é bem contada, tem ótimos atores e é, no geral, bastante fiel aos fatos.
Johnny Depp mais uma vez dá show e se sobressai entre um elenco de responsa. Christian Bale, conhecido por sempre "entrar de cabeça" nos seus papéis, constrói bem seu personagem, inclusive adotando o forte sotaque sulista até fora das gravações, o que deixou sua filha assustada (é verdade!).

Apesar de ser um bom filme, Inímigos Públicos deixa uma impressão um pouco vazia no final da sessão, como se faltasse alguma coisa. Não sei que "coisa" seria essa, mas certamente é o que faria um filme bom ser um filmaço.

Nota: 3,5 de 5.

Public Enemies
EUA, 2009 - 140 min
Policial
Direção: Michael Mann
Roteiro: Ann Biderman, Michael Mann, Ronan Bennett
 Elenco: Johnny Depp, Christian Bale, Marion Cotillard, Jason Clarke, Stephen Dorff, Billy Crudup, Branka Katic, Stephen Graham