quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Saldo Cinematográfico de 2012 (e melhores filmes)

O ano de 2012 foi um ano bastante bom para mim, inclusive na área cinematográfica, na qual vou focar. Me comprometi a ver, ou pelo menos tentar ver, um filme por dia. E quase consegui. Se em alguns dias não consegui ver nenhum, em outros cheguei a ver dois ou até três. A média foi quase mantida.
Fiz o incrível curso de Teoria, Linguagem e Crítica Cinematográfica, do crítico Pablo Villaça, que me ajudou a abrir um pouco mais olhos para o que vejo no Cinema. Aprendi muito.

No blog foram 14 críticas (número pequeno, tentarei aumentar em 2013) e mais alguns comentários sobre outros filmes.
Ano passado, também, pela primeira vez, comecei a registrar todos os filmes que eu vi. Seja pela primeira vez ou revistos. Ao total, foram 355 filmes vistos (223 pela 1ª vez +132 revistos).

Embora não tenha sido um ano com filmes nota 10 (que dou apenas para filmes que eu considere que chegaram, pelo menos, próximos da perfeição), foi um ano com bons filmes. A seguir vou fazer uma lista de filmes VISTOS em 2012 que dei as maiores notas. Não é uma lista definitiva com os melhores do ano, já que ainda têm muitos filmes para ver, mas alguns desses certamente entrariam (ou entrarão, se eu vier a fazer tal lista) na lista dos melhores.

Separei 10 filmes de 2012 e 3 filmes de 2011, lançados aqui no Brasil em 2012.
Shall we?

Os Vingadores - 9

Que os cinéfilos mais intelectuais me perdoem mas, sim, a lista é encabeçada por dois filmes baseados em HQ.
"Os Vingadores" é um dos melhores filmes de super herói que já vi, e um blockbuster como deve ser. Muita ação, diálogos interessantes, momentos engraçados... A trama pode deixar um pouco a desejar, mas nem tudo é perfeito. O desenvolvimento dos heróis, como grupo, foi bem trabalhado. No início eles mal conseguem se aguentar, mas o roteiro e a direção de Joss Whedon faz essa aproximação e aceitação não se tornar tão forçada. Não é um filme que te faz sair do cinema refletindo sobre o sentido da vida, mas te faz sair alegre e muito animado com o que acabou de ver.

O Cavaleiro das Trevas Ressurge - 9

Diferente de "Os Vingadores", o último filme da trilogia do Batman feita por Chistopher Nolan é bem mais denso e sério. Apesar de alguns problemas e soluções preguiçosas no roteiro, o filme fecha muito bem a trilogia, fazendo o Cavaleiro de Gotham renascer para enfrentar Bane, um vilão que mostra que uma idealogia distorcida pode ser ainda mais perigosa que a "simples" loucura e psicopatia de Coringa.
Crítica completa aqui: http://www.isduarte.blogspot.com.br/2012/08/batman-o-cavaleiro-das-trevas-ressurge.html

Paradise Lost 3: Purgatory - 9

Terceira, e última, parte de uma série de documentários sobre três adolescentes que foram condenados pelos assassinatos de 3 meninos no Arkansas, EUA. Recentemente, quase 20 anos depois, a inocência deles foi provada. Os primeiros dois documentários da série de certa forma ajudaram para que isso acontecesse, pois, ao questionar se eles eram os verdadeiros assassinos, movimentos se criaram para que o caso fosse investigado mais a fundo. O documentário é emocionante e mostra como a justiça pode não ser tão justa assim.

As Aventuras de Pi - 8,5

Ang Lee usa as religiões (não tomando partido de nenhuma específica) e a luta pela sobrevivência como ponte para o seu belo ensaio sobre a fé e o auto-conhecimento. A jornada de Piscine Patel é retratada com um espetáculo visual que agrada os olhos. Você pode até não gostar do filme, mas com certeza ele vai te fazer pensar antes de decidir se gostou ou não. E a beleza do cinema é essa. Te fazer refletir sobre o filme, e trazer essa reflexão para a vida real.

A Invenção de Hugo Cabret (lançado aqui em 2012) – 8,5

Martin Scorsese larga as suas histórias densas de sangue e mistério para fazer um filme sensível sobre o cinema e o nosso lugar no mundo, essa grande "máquina", como o personagem de Asa Butterfield diz.
Crítica completa aqui: http://www.isduarte.blogspot.com.br/2012/02/invencao-de-hugo-cabret-oscar-2012.html

— Daqui em diante todos com nota 8:

O Artista (lançado aqui em 2012)

O ganhador do Oscar de 2012 teve sucesso ao nadar contra a corrente da indústria cinematográfica atual. O filme, além de ser em preto e branco, é mudo, o que afastou muita gente que não tem paciência de ver um filme assim hoje em dia.
"O Artista" conta a história de George Valentin (Jean Dujardin, que ganhou o Oscar de Melhor Ator), um ator do cinema mudo que não consegue acompanhar a evolução do cinema, com a adição do som, e vê sua carreira afundar. Uma das belezas do filme é, por ser mudo, contar detalhes da trama através de metalinguagem, como o letreiro escrito "Lonely Star", apontando o estado de espírito de Valentin em um momento em que ele se sentia sozinho e ultrapassado.
Crítica completa aqui: http://www.isduarte.blogspot.com.br/2012/02/o-artista-oscar-2012.html

O Segredo da Cabana

Joss Whedon aparece aqui novamente, dessa vez roteirizando e produzindo. Com uma história que você vai pensar que já viu em muitos filmes, e uma dose colossal de referências, "O Segredo da Cabana" homenageia ao mesmo tempo em que reinventa os filmes de terror. Feito mais pra rir do que para assustar, o roteiro acerta ao abusar do humor negro, impedindo que o filme fique muito sério e pretensioso.
Crítica completa aqui: http://www.isduarte.blogspot.com.br/2012/10/o-segredo-da-cabana.html 

The Raid: Redemption

Se você nunca viu um filme indonésio, é bom começar por esse, que é o melhor filme de ação de 2012. O filme aqui no Brasil foi lançado diretamente em vídeo, com o nome não lá muito chamativo "Operação Invasão".
Na trama, uma tropa de policiais de elite precisa invadir um enorme complexo dominado por bandidos. Claro que as coisas não dão certo, o caos se instala e os policiais têm que lutar para sair de lá vivos. O filme, ao contrário dos americanos, não tem só tiroteio. As cenas de luta são excepcionais.
Se eu não tivesse visto esse filme, talvez eu tivesse gostado mais de "Dredd", que é bom, mas parece uma versão futurista de "The Raid: Redemption".

Anjos da Lei

Se "The Raid" foi o melhor filme de ação que vi no ano, "Anjos da Lei" provavelmente foi a melhor comédia. É um filme que eu não dava a mínima. Jonah Hill e Channing Tatum são dois atores que eu não simpatizo, e a premissa parecia boba. Mas é um dos filmes mais divertidos que vi recentemente. Até hoje me pego lembrando da cena do caminhão explodindo e me seguro para não começar a rir do nada.
E ainda tem uma ponta ótima do Johnny Depp!

A Separação (lançado aqui em 2012)

Vencedor do Oscar de Filme Estrangeiro, "A Separação" mostra um Irã que o Ocidente não conhece muito. Um país moderno, em que o casal principal mora bem, tem boa situação financeira e não é fundamentalista. Bem diferente da imagem que a maioria das pessoas tem não só do Irã, mas dos países islâmicos em geral.
A trama acompanha um casal que está em processo de divórcio. Enquanto Simin quer se mudar para outro país, para que sua filha tenha uma melhor educação e mais oportunidades, Termeh quer ficar no País, para cuidar de seu pai que tem Alzheimer. Porém o melhor do filme é não focar na separação em si, e sim nos eventos que ela provoca.
Mesmo a história se passando num curto período de tempo, os personagens são bem desenvolvidos. Sabemos o suficiente de cada um. E nenhum deles é perfeito. Todos têm seus defeitos, tomam atitutes duvidosas, ninguém fala a verdade "completa". Mas, ao mesmo tempo, nenhum deles é mau.
Recentemente vi "Procurando Elly", filme anterior do diretor de "A Separação. Outro filme igualmente ótimo, se não melhor.

Moonrise Kingdom

Não costumo fazer isso, mas fui ver "Moonrise Kingdom" praticamente sem saber nada sobre o filme.
Pra começar, gostei muito da forma como foi gravado. Logo nos primeiros minutos pensei: "Bom, se o filme for ruim, pelo menos é estiloso". As posições e os movimentos da câmera (a fotografia em geral), a edição, o amarelo não apenas presente nos figurinos e nos cenários, mas na própria paleta de cores do filme. Tudo muito agradável aos olhos.
Mas o filme não se resume ao seu bonito visual. A história é bem legal, tem um senso de humor sensível e peculiar (a piada nem sempre está nos diálogos) e tem uma bela trilha sonora. Sem falar no elenco, que é espetacular.
Tanto Kara Hayward como Jared Gilman fazem sua estreia no cinema, e muito bem. Eles passam uma pureza, uma leveza, que, combinada com o humor, são cativantes.

Skyfall

A saga de James Bond volta a ter um filme que faz juz à sua grandeza. Em "007 - Operação Skyfall", Sam Mendes resgata o bom cinema que ficou meio esquecido em "Quantum Of Solace" e faz talvez o filme mais pessoal do Agente Secreto. O filme traz um vilão marcante (Javier Bardem), "novos velhos" personagens, referências a filmes anteriores e uma boa dose de ação, claro.
Crítica completa aqui: http://www.isduarte.blogspot.com.br/2012/11/skyfall-e-nova-saga-do-007-ate-aqui.html

Excision

Fechando a lista, um filme que quase ninguém deve ter ouvido falar, e quem viu pode não ter gostado. "Excision" é sobre Pauline, uma garota perturbada que tem uma mãe controladora, um pai controlado pela mãe e uma irmã que tem uma doença que precisa de um transplante de pulmão.
Pauline, interpretada increvelmente por AnnaLynne McCord, é uma freak. Não tem amigos, tem dificuldade em lidar com as pessoas, não liga para a forma como que se veste, fala coisas chocantes etc. Porém, ela não é uma coitada. Ela provoca, e parece ter orgulho de ser A diferente. Além disso tudo, ela constantemente tem delírios e sonhos doentios, regados a sangue, morte, sexo e, às vezes, tudo junto. E o interessante é que ela só aparece maquiada e produzida durante esses sonhos/delírios. É como se o mundo real não importasse. Ela só acha prazer nas fantasias sanguinolentas.
Apesar de Pauline não acreditar em Deus, ela conversa com Ele em vários momentos do filme. São "orações" cheias de ironia que acabam servindo para mostrar, verbalmente, o que ela sente, já que ela tem dificuldade de expressar seus sentimentos, e até mesmo de sentir.
As participações especiais do filme são um espetáculo à parte. John Water, interpreta um padre-psicólogo que tem a infeliz tarefa de atender Pauline, enquanto Malcolm McDowell é o professor de matemática dela.
O final pode ser um pouco anti climático e divergente com o que foi mostrado durante o filme (Pauline, apesar de suas alucinações, é bem racional), mas analisando em geral, é um ótimo filme.
Tecnicamente, "Excision" pode até não ser um dos melhores filmes do ano, mas com toda certeza é um dos mais interessantes...
________________

Outros filmes que merecem menção: Precisamos Falar Sobre Kevin (lançado em 2012), God Bless America, Os Infratores, Protegendo o Inimigo, Poder Sem Limites, 50% (lançado em vídeo em 2012), A Mulher de Preto, O Abrigo, Game Change, O Ditador, Frankenweenie, Os Mercenários 2.

Melhores filmes que vi em 2012, independente do ano: Era Uma Vez no Oeste (provavelmente o melhor filme que vi no ano), Um Corpo Que Cai, Janela Indiscreta , Psicose (1960), De Volta Para o Futuro, O Enigma de Outro Mundo (1982), A Sentinela dos Malditos, Além da Linha Vermelha, A Outra História Americana, Star Wars IV: Uma Nova Esperança, Dawn Of The Dead (1978), O Sétimo Selo, A Lista de Schindler, 13º Andar, Conspiração Americana, O Estranho Sem Nome, Confiar, Glória Feita de Sangue, Procurando Elly, Memórias de Um Assassino, No Calor da Noite, Noroi.

4 comentários:

  1. 223 filmes novos vistos?! PUTZ! rsrs Eu aqui com meus 89 filmes vistos pela primeira vez ano passado... rsrs

    dessa sua lista só vi Vingadores, O Artista, 50%, Janela Indiscreta e Confiar. Todos muito bons! A grande diferença de um ano pra outro pra mim foi que eu adquiri uma mania de ver filmes antigos, rs, virei fã fazer o que?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É que vc vê mais séries, aí toma mais tempo. hehehe.
      Eu também tenho visto vários filmes antigos. Não sei se tantos quanto vc, mas vejo.

      Excluir
  2. Haha. Gostei de ver "Os Vingadores" no topo da lista. :D

    "O Segredo da Cabana" tbm foi um dos melhores que vi em 2012.

    Fiquei interessado em "Excision". :)

    E 355 filmes vistos em 2012?! Excelente média! Eu fiquei por volta dos 150. :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem que melhorar essa media, hein cara! Hehehe
      Veja Excision. Vc pode até não gostar, mas vai ser uma experiência bem diferente do que ver esses filminhos pipocas.

      Excluir