segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

A Outra Terra/The Sunset Limited - Melhores Filmes de 2011

Another Earth

★★★★☆
Ótimo

Rhoda Williams (interpretada pela linda Brit Marling) é uma estudante brilhante. Na mesma noite em que consegue uma vaga no MIT, o mundo descobre uma segunda Terra no Universo. Voltando de uma comemoração, Rhoda se distrai observando o astro azul (um ponto, na verdade) no céu, e acaba causando um acidente de trânsito em que uma mulher e seu filho morrem. Ela é presa por 4 anos e quando sai da cadeia, descobre que aquele astro azul está bem maior, e cada vez se aproximando mais da nossa Terra.
Consumida pela culpa, Rhoda vai atrás de John Burroughs (William Mapother), o único sobrevivente do acidente que ela causou. A princípio, ela vai atrás de John para pedir perdão por ter causado a morte de sua esposa e filho, mas ela não consegue. Ela começa a frequentar a casa de John que, deprimido, não sabe o que fazer da vida. Aos poucos eles acabam se envolvendo emocionalmente e Rhoda não sabe como lhe contar a verdade.
Com a aproximação da outra Terra, teorias sobre o Planeta ser uma possível réplica do nosso se fortalecem. E Rhoda e John começam a pensar na possibilidade de o acidente não ter acontecido na "Terra 2".

Apesar da bela fotografia e das atuações decentes, o maior mérito de "Another Earth" (no original) é te fazer pensar tanto no que aconteceu na tela, quanto na própria vida - todos cometemos erros e, em algum momento, imaginamos como seria se não os tivéssemos cometidos. Recomendo, mas não como um filme de ficção científica. "A Outra Terra" é muito mais um drama sobre culpa e reparação, que utiliza a ficção como forma de reflexão dos sentimentos apresentados na história - como a outra Terra simbolizando a esperança de uma segunda chance.

Interessante ver como a casa do John representa seu estado de espírito. Quando Rhoda chega a casa está um caos, parecendo em ruínas, como a vida dele. Enquanto Rhoda vai limpando e arrumando o lugar, ele vai voltando a viver. Quem matou sua família, o traz de volta a vida.

Algumas pessoas acham que poderiam ter explorado mais a viagem à Terra 2, como seria lá e tal... Acho que foi acertada a decisão de não explorar tanto o lado sci fi da história, porque se não toda a filosofia do filme ficaria em segundo plano. E é isso que faz de A Outra Terra um filme especial. Eu preferi assim.


 --------

The Sunset Limited


★★★★★
Excelente

Samuel L. Jackson e Tommy Lee Jones, dois monstros do cinema, dando aula de atuação em apenas um único cenário (a sala do apartamento de Black, personagem do L. Jackson), e em 90 minutos.
A história é simples: numa noite White (Jones) decide se suicidar e Black acaba o salvando. Black leva White para sua casa, e os dois começam a debater sobre a vida, morte, religião. Enquanto o ateu White está convencido de que não há mais motivo para viver, Black - ex-presidiário que se converteu ao cristianismo - faz de tudo para mostrá-lo que isso não é verdade.
 
"The Sunset Limited" lembra um pouco dois outros filmes que eu gosto muito. O formato (com apenas um cenário) lembra "Entrevista", com Sienna Miller e Steve Buscemi. Já a história (um pastor que tenta de qualquer jeito salvar um "perdido") remete, de leve, "Entre o Céu e o Inferno", também com o Samuel L. Jackson.

É um filme feito para TV, mas que merecia ter passado no cinema, para atingir um público maior. Apesar do enredo simples, o bom roteiro e direção, e as atuações incríveis de Samuel L. Jackson e Tommy Lee Jones fazem de "The Sunset Limited" um filme inesquecível e que toca o espectador.

2 comentários:

  1. Eu gostei de Another Earth, mas achei um desperdício de plot. Eles poderiam ter explorado a ideia da Terra 2 de uma forma muito mais interessante em outro filme.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, mas acho que se o filme começasse a explorar demais a ideia da outra Terra ele se prenderia mais na ficção científica, e não acho que essa era a ideia do Diretor. Ele queria focar mais no drama da personagem principal.
      Se isso foi uma decisão acertada ou não, depende da visão de cada espectador.

      Excluir