domingo, 15 de janeiro de 2012

Guerreiro/Drive - Melhores filmes de 2011

Guerreiro

★★★★★
Excelente

"Guerreiro" conta a história da família Conlon - os irmãos Tommy e Brendan, e o pai Paddy. Tommy (Tom Hardy) é um ex-fuzileiro que volta à sua cidade e descobre que em pouco tempo vai acontecer um grande torneio de MMA. Ele pede para o pai, Paddy, treiná-lo. Brendan é um professor endividado prestes a perder a casa, e que vê apenas nas lutas a sua esperança de conseguir o dinheiro necessário.

"Warrior" (no original) não tem um elenco tão estelar como "The Fighter", mas é tão bom quanto, senão melhor. As cenas das lutas são muito bem feitas e empolgam. Nick Nolte está ótimo como Paddy, um ex-boxeador que no passado se entregou ao alcoolismo e foi um pai ausente. Hoje, recuperado, busca a redenção na forma do perdão dos filhos. Perdão que parece díficil obter de Tommy, uma muralha física e emocional, e principalmente de Brendan que não entende como o seu irmão foi capaz de se reaproximar do pai, mesmo que só visando o treinamento para o torneio.
Tom Hardy consegue colocar a carga emocional necessária para a construção de Tommy, um personagem complexo e difícil, e está perfeito no papel. Joel Edgerton não brilha tanto quanto Nolte e Hardy, mas está muito bem também. É pelo seu personagem que um dos assuntos mais importantes do filme é abordado: o preconceito que ainda ronda o Vale Tudo. Sua esposa (Jennifer Morrison) o pressiona para se afastar da luta, e ele ainda acaba sendo afastado da escola onde leciona após descobrirem o seu envolvimento no esporte.

O torneio começa e os dois irmãos se classificam para a final. Tommy é do tipo rolo compressor, acaba com todos que aparecem pela frente, já Brendan é daqueles que apanham bastante, mas a sua força de vontade é maior que a técnica e as dores, e ele sempre acaba vencendo. Como não podia deixar de ser, a luta é emocionante. As mágoas dos irmãos não são apenas direcionadas ao pai, mas um ao outro também. E é dentro do Octógono que todo o rancor que os irmãos guardaram durante os anos explode.

Filmes sobre artes marciais não são novidade. O MMA é um esporte em ascensão, inclusive no Brasil, mas"Guerreiro" se destaca por tratar do tema colocando a família em primeiro plano e, por isso, o filme tem sucesso não apenas como um filme de luta, mas no aspecto dramático.

--------

Drive

★★★★★
Excelente


Muitos que viram "Drive" pensavam que veriam um filme de ação e acabaram se decepcionando com o ritmo lento que é imposto na primera metade do filme. Realmente o trailer pode passar uma idéia errada, mas esse ritmo um pouco arrastado é fundamental para a apresentação e construção dos personagens - ainda mais o Motorista, que é um personagem um tanto misterioso, de pouquíssimas palavras.

E é em torno desse solitário personagem interpretado por Ryan Gosling que o filme gira. O protagonista anônimo (identificado apenas como "driver") é um motorista dublê de filmes que faz uma grana extra usando suas habilidades no volante para participar de assaltos. Ele conhece Irene (Carey Mulligan) e seu filho com quem logo se afeiçoa. Recém-saído da cadeia, o marido de Irene, é forçado a cometer um roubo para pagar um dívida. O Motorista se oferece para ajudar, mas as coisas acabam dando errado e ele tem que se virar para continuar vivo e proteger Irene e o filho.

Além de Ryan Gosling, Carey Mullingan, Oscar Isaac e Albert Brooks o elenco principal ainda é sustentado por três estrelas de algumas das principais séries atuais de TV: Bryan Cranston (Breaking Bad), Ron Perlman (Sons Of Anarchy) e Christina Hendricks (Mad Men).

Drive é um ótimo drama com toques de ação, muito bem dirigido, atuado e produzido. A bela fotografia e a trilha sonora meio anos 80 ajudam a construir um clima ainda mais interessante que consegue envolver o espectador e levá-lo para dentro da história.

4 comentários:

  1. Drive: é um filme imperdível para quem é fã de filmes cujos protagonistas são ''o Homem sem Nome'', tais como Era Uma Vez No Oeste e a Trilogia dos Dólares. É muito bom saber que este tipo de recurso narrativo ainda funciona, e muito bem, atualmente.
    Guerreiro: apesar de ser um filme previsível, é muito bem conduzido. Altamente recomendado para os amantes de MMA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade. Falou pouco, e falou bem.
      E eu recomendo "Guerreiro" até pra quem não é amante de MMA. Eu mesmo não sou tão fã assim e curti muito.

      Excluir
  2. acho que vou baixar o Guerreiro pro meu pai ver. mas tô na dúvida, pq ele é meio enjoado, se o filme tiver mais falas do q luta, é bem capaz de ñ gostar. hehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O filme tem mais de 2 horas (e o torneio onde tem as melhores cenas de luta só começa na 2ª metade do filme) e é bem dramático. Eu diria que tem uma grande chance de ele não gostar, rs.

      Excluir