quinta-feira, 28 de junho de 2012

Prometheus (2012)

★★★☆☆
Bom

Prometheus era um dos 3 filmes que eu mais queria ver em 2012, junto com "Os Vingadores" e "O Cavaleiro das Trevas Ressurge". Desde o início, quando saíram as primeiras notícias que falavam que o filme poderia ser um prelúdio de "Alien", a cada trailer que era lançado, e a cada especulação feita, a ansiedade só aumentava, ainda mais sabendo que Ridley Scott ("Alien", "Blade Runner") estava à frente do projeto.
Há quase um mês, estando louco para saber o que as primeiras pessoas que assistiram o filme acharam, eu conversei com 2 ingleses que foram na pré estreia em Londres. Ambos acharam o filme incrível. Já eu, infelizmente, não compartilho da mesma opinião.

Eu queria muito chegar aqui e falar que Prometheus é sensacional... Mas não é. Sim, é um bom filme de ficção científica, mas uma decepção como prelúdio de "Alien", um dos maiores filmes de sci fi/terror da história do cinema.
O filme às vezes parece querer ter uma alma própria, mas também não quer se distanciar muito de "Alien". Acaba não conseguindo nem um, nem outro. É uma pena.

Na história, exploradores descobrem uma "pista" sobre a possível origem da vida na Terra. Seguindo essa pista, uma equipe viaja até um distante planeta procurando encontrar respostas para os mistérios da humanidade. Só que o que eles encontram pode colocar em perigo não apenas eles, mas toda a Terra.

Uma coisa problemática no filme é o roteiro. Não sei se é culpa do Damon Lindelof, mas é sabido que ele mexeu bastante no roteiro afim de fazer com que o filme tenha sido menos um prelúdio propriamente dito de Alien e mais "ficção". O fato é que o desenvolvimento dos personagens ficou comprometido. Como a Vickens (Charlize Theron), que é uma personagem importante, mas mal desenvolvida. Não sabemos praticamente nada sobre ela, além de ser uma "boss bitch", que só aparece para se mostrar superior e dar ordens. Ou a real motivação do andróide David (Michael Fassbender, mais uma vez perfeito), que não fica bem explícita. Dos personagens principais, só a cientista Elizabeth Shaw (Noomi Rapace, a Lisbeth de "Os Homens Que Não Amavam As Mulheres") é satisfatoriamente desenvolvida.
O visual do filme é espetacular. Os cenários, a fotografia, direção de arte. É um filme agradável aos olhos, mas não tão agradável ao cérebro. A necessidade de descrever tudo o que quer dizer é por vezes irritante. É como se o filme precisasse "desenhar" para que o espectador entendesse. E filmes bonitos por fora e vazios por dentro já não são novidade na filmografia recente de Ridley Scott, que tem em "Falcão Negro em Perigo" — filme tecnicamente perfeito, mas com roteiro fraco, diálogos amadores e uma necessidade sem vergonha de exaltar o "heroísmo" norte americano — um belo exemplo disso.

Mesmos com seus defeitos, Prometheus não é um filme ruim, porém tinha potencial para ser muito mais, pois acaba esbarrando na sua pretensão de ser grandioso e fica no meio do caminho. Ridley Scott já expressou desejo de fazer uma continuação. Ele terá que se esforçar mais se quiser que seu nome volte a ser tão relevante como já foi no cinema de ficção científica.

2 comentários:

  1. Cara, o roteiro não é problemático, é MUITO problemático. Acho que é um dos piores roteiros - se não for o pior - dos filmes do Scott.
    Como pode um diretor ter em sua carreira filmes espetaculares, como Alien, os Duelistas e Blade Runner, e , ainda assim, apresentar esse filme medíocre?
    Po, um cara que, em Blade Runner, nos apresenta os questionamentos da criatura diante dos seus criadores - filme, este, que possui um dos melhores finais do cinema -, repete, porém, de forma tão ridícula este encontro.

    Acho que a versão do diretor, que será lançada posteriormente, não conseguirá corrigir esse roteiro.

    Abs.

    Rodrigo

    ResponderExcluir
  2. E o pior é que não era um filme qualquer. Prometheus é um filme que era esperado há 30 anos (pelos fãs mais antigos de Aliens). Ele tinha o "dever" de fazer algo a altura da mitologia que ele criou em 1979. Foi o que eu disse na crítica, acho que as mexidas no roteiro feitas pelo Damon Lindelof (que sempre será culpado pelo final de Lost) foram decisivas pra que Prometheus fosse um filme tão problemático.

    Eu já temo pela sequência que o Ridley Scott fará de Blade Runner.

    ResponderExcluir